sexta-feira, 31 de maio de 2013

Depoimentos de experiências com a leitura e a escrita que ficaram em nossas memórias.


Engraçado como certas experiências que ocorreram em nossa infância nos marcam para a vida toda. Lembro-me do meu primeiro ano na escola, a antiga primeira série. Eu tinha uma certa dificuldade em leitura, pois não tinha feito o pré, entrei direto na primeira série. Enquanto minhas colegas de sala liam eu estava ainda na fase da leitura " em soquinhos", com muita dificuldade. Meu pai e minha mãe sempre trabalharam muito e não tinham tempo para me acompanhar na escola ou ler para mim. Eles foram criados no sítio, não tiveram estudo, portanto não tinham essa cultura, em outras palavras , não eram letrados. Enfim, eu tinha muita vontade de ler, ler como minhas colegas de sala. Nós éramos alfabetizados na cartilha e eu ficava muito, mas muito curiosa mesmo para saber o que dizia o texto cuja figura era uma baleia, o jacaré, a girafa. Então comecei a ler a cartilha quando chegava em casa. Todo dia eu  ficava horas deitada na cama da minha mãe tentando ler os textos abaixo das figuras.Eu gostava de ficar no quarto dos meus pais porque o sol batia diretamente sobre a cama e a luz era melhor. Em pouquíssimo tempo eu já estava lendo, e lendo muito bem, tanto que a professora ficou tão impressionada com a minha evolução que me colocou sentada na primeira carteira, onde eu sempre era a primeira a começar a ler os textos que iríamos estudar. Lembro-me dessa passagem com muito orgulho, orgulho de ter superado um obstáculo. Ao invés de deixar o problema me vencer, eu o venci. Hoje leio 4 ou 5 livros por mês e sou profundamente apaixonada pela leitura!

Um comentário:

  1. Gostei Valdilene, ficou muito bom.Meu depoimento encontra-se na plataforma.

    ResponderExcluir