domingo, 2 de junho de 2013

Primeiras experiências com a leitura

 
Minha experiência com a leitura começa bem cedo com meu pai contando a história. Digo a história porque ele sempre contava a mesma toda vez que era solicitado. E o mais intrigante era que nós, os filhos, sentávamos ao redor de um fogão de lenha e pedíamos para o meu pai repeti-la porque era muito fascinante ouvir a mesma história tão longa, mas tão envolvente. A história, era nada mais, nada menos que a do "Pavão Misterioso", que misturava príncipes e princesas, aventuras e ainda por cima, era em versos, trovas. Não entendíamos como o meu pai, com pouca leitura que tinha, conseguia decorar toda a história. Para nós aquele era um momento mágico, principalmente porque meu pai  era uma pessoa muito séria, pouco brincava com os filhos e não era um pai carinhoso.
    Minha segunda experiência já foi na Universidade. Confesso que tentei fugir a todo custo do curso de magistério porque eu amava a disciplina de matemática e queria continuar no mundo dos números. Aquilo me fascinava. Mas como minhas colegas faziam magistério lá fui eu, mesmo que a contragosto, porque eu não iria dar continuidade ao conteúdo da disciplina que eu tanto amava. Quando terminei o magistério prestei dois vestibulares: matemática em uma universidade particular e letras na universidade pública. Aí eu tinha diante de mim o que eu tanto almejava, o mundo dos números, mas fui para o mundo das letras, porque os recursos financeiros não eram tão propensos para eu ingressar no mundo dos números. E foi lá,  que eu encontrei uma professora que (como ela gostava de repetir essa palavra) era um "felômeno". Seu nome, Rita Félix Fortes. Sua aula era espetacular, aula de literatura era uma experiência única. Não sei como sabia tudo aquilo na memória. Foi com ela que adentrei e entendi o mundo da literatura brasileira e fascinei com vários autores, dentre tantos, Mariana Colasanti, Rachel de Queirós, Lima Barreto, Moacir Scliar, etc.E hoje tento  reproduzir essa minha experiência em sala de aula, porque aprendi a amar e entender a língua  porque fui motivada e isso eu agradeço ao grandes mestres dessa universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário