quinta-feira, 13 de junho de 2013

Educar não é fácil, e como já dizia Paulo Freire, “Educar é uma especificidade humana”. Situação de aprendizagem do grupo 8 Crônica Avestruz


Público Alvo: 6º ao 9º ano (Anos Finais)
Tempo previsto:  10 aulas 
Conteúdos : crônica narrativa.
Competências e habilidades: Desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com apresentação de imagens e pesquisas.
Recursos: Texto escrito, utilização de internet e imagens.
Avaliação: Produção de uma crônica(continuação da crônica Avestruz)
 1)      Antes da leitura do texto poderemos perguntar se eles conhecem uma Avestruz, se já ouviram falar desse animal. Faremos então uma sondagem sobre seus conhecimentos prévios. Apresentaremos então uma imagem da ave.
2)      Leitura da crônica feita pelo professor e posteriormente pelos alunos. Discussão oral.
3)      Solicitar que os alunos sublinhem no texto palavras e expressões desconhecidas. Com a ajuda de um dicionário trabalhar os sinônimos e antônimos.
4.      Questões a nível de decodificação:
a.      Por que o menino pediu uma avestruz de presente?
b.      No texto o narrador diz que a avestruz foi um erro da natureza. Por que ele acha isso?
c.      Quantos anos vive em média uma avestruz?
d.      Por que o fato do menino querer uma ave como essa, causa uma transtorno  para o narrador do texto?
e.      Qual é o foco narrativo do texto? Comprove com uma passagem do texto.
5)    Questões de interpretação:
a.      O narrador cita que a avestruz foi um erro da natureza. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
b.      Que argumento o narrador utiliza para tentar convencer o garoto?
c.      O argumento foi convincente? Justifique.
 6)      Estimular os alunos a argumentar se é certo ou errado ter uma avestruz dentro de casa. Pesquisar na internet outros animais que eles achem exóticos, diferentes.  
7)    Você também já quis muito ter um animalzinho e por algum motivo alguém não permitiu que o tivesse? Comente.
 8)      Passar o filme “Marley e eu”. É nesse momento que o tema será contextualizado.
9)      Discussão oral sobre o filme e o texto lido. Deixá-los argumentar, perceberem a contextualização, comparando o filme, o texto e suas experiências vividas. Respeito aos animais e o habitat em que vivem, adquirindo senso de ética, cidadania e respeito ao próximo.
10)   Produção escrita: produzir, individualmente, um outro final para o texto e apresentar para a sala.
Avaliação: A avaliação deverá ser feita durante todas as etapas para a realização do trabalho. Ela deverá ser baseada em observações diagnóstica para que dessa maneira possamos trabalhar de forma significativa as dificuldades encontradas.

Colaboradores

SIMÉIA RAMOS DE OLIVEIRA
SONIA ALVES DA SILVA
SUELI ALVES DA SILVA PARRA
VALDILENE ANDREIA SCARPARO BALESTRERO

Nenhum comentário:

Postar um comentário