Público Alvo: 6º ao 9º ano (Anos Finais)
Tempo
previsto: 10 aulas
Conteúdos
: crônica narrativa.
Competências
e habilidades: Desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho
lúdico com apresentação de imagens e pesquisas.
Recursos: Texto
escrito, utilização de internet e imagens.
Avaliação: Produção
de uma crônica(continuação da crônica Avestruz)
1)
Antes da leitura do texto poderemos perguntar se eles conhecem uma Avestruz, se
já ouviram falar desse animal. Faremos então uma sondagem sobre seus
conhecimentos prévios. Apresentaremos então uma imagem da ave.
2)
Leitura da crônica feita pelo professor e posteriormente pelos alunos.
Discussão oral.
3)
Solicitar que os alunos sublinhem no texto palavras e expressões desconhecidas.
Com a ajuda de um dicionário trabalhar os sinônimos e antônimos.
4. Questões
a nível de decodificação:
a. Por que
o menino pediu uma avestruz de presente?
b. No texto
o narrador diz que a avestruz foi um erro da natureza. Por que ele acha isso?
c. Quantos
anos vive em média uma avestruz?
d. Por que
o fato do menino querer uma ave como essa, causa uma transtorno para o
narrador do texto?
e. Qual é o
foco narrativo do texto? Comprove com uma passagem do texto.
5) Questões
de interpretação:
a. O
narrador cita que a avestruz foi um erro da natureza. Você concorda com essa
afirmação? Por quê?
b. Que
argumento o narrador utiliza para tentar convencer o garoto?
c. O
argumento foi convincente? Justifique.
6)
Estimular os alunos a argumentar se é certo ou errado ter uma avestruz
dentro de casa. Pesquisar na internet outros animais que eles achem exóticos,
diferentes.
7) Você
também já quis muito ter um animalzinho e por algum motivo alguém não permitiu
que o tivesse? Comente.
8)
Passar o filme “Marley e eu”. É nesse momento que o tema será contextualizado.
9)
Discussão oral sobre o filme e o texto lido. Deixá-los argumentar, perceberem a
contextualização, comparando o filme, o texto e suas experiências vividas.
Respeito aos animais e o habitat em que vivem, adquirindo senso de ética,
cidadania e respeito ao próximo.
10) Produção
escrita: produzir, individualmente, um outro final para o texto e apresentar
para a sala.
Avaliação: A avaliação deverá
ser feita durante todas as etapas para a realização do trabalho. Ela deverá ser
baseada em observações diagnóstica para que dessa maneira possamos trabalhar de
forma significativa as dificuldades encontradas.
Colaboradores
SIMÉIA
RAMOS DE OLIVEIRA
|
SONIA
ALVES DA SILVA
|
SUELI
ALVES DA SILVA PARRA
|
VALDILENE
ANDREIA SCARPARO BALESTRERO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário