sábado, 15 de junho de 2013

Trabalho Presencial: A crônica Avestruz - Sueli Parra

Texto: O Avestruz
Autor:  Mario Prata
Proposta de Atividade:
Objetivo: Desenvolver a capacidade de leitura, compreensão, interpretação e interação.
Público alvo: 5ª série – 6º Ano

¡  Ativação de conhecimentos de mundo
¡  Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos
¡  Checagem de hipóteses
   
            Procedimento: Iniciar um questionamento dedutivo, formulando junto com os alunos hipóteses sobre o desenrolar da história.
           
Vocês conhecem um avestruz?
            Seria possível criar um avestruz num apartamento?
            O menino cria uma fantasia, está usando a imaginação?
            Alguém já ouviu a frase ”estômago de avestruz”, o que será que significa?

Leitura do texto.
           
            Os alunos participarão da leitura, o professor dará ênfase aos vários momentos do texto onde o autor se posiciona de maneira engraçada, irônica, sobre os fatos narrados.
Leitura do texto.
           
            Os alunos participarão da leitura, o professor dará ênfase aos vários momentos do texto onde o autor se posiciona de maneira engraçada, irônica, sobre os fatos narrados.
¡  Produção de inferências locais
¡  Produção de inferências globais
            Vocês já tinham ouvido falar sobre essas características do avestruz que o autor narra no texto?


Contexto científico




Ema



¡  Recuperação do contexto de produção do texto








¡  Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
¡  Elementos da Narrativa: Enredo, Personagens, Tempo, Espaço e Foco Narrativo.
¡  Percepção de relações de intertextualidade
¡  Percepção de outras linguagens (imagens, som, imagens em movimento,
¡  diagramas, gráficos, mapas etc.)
¡ Assistir ao vídeo da Disney: Desenho: Tesoros Disney - Donald - El avestruz de Donald (1937)

¡  Ao final os alunos farão uma produção escrita de uma narrativa curta (crônica), onde narrarão um dia especial na vida de um jovem da idade deles.          
¡  Recuperando os elementos da narrativa:
¡  Qual será o foco narrativo?
¡  Qual será a sequência de acontecimentos?
¡  Qual será o tempo na história?
¡  Qual será o espaço onde desenrola a ação?

INTEGRANTES DO GRUPO

¡  Luciana Lambertini – EE Major Fraga
¡  Ana Cleide M. Silva– EE Ayrton Busch
¡  Carlos Oliveira – EE Sebastão Assumpção Inoc
¡  Sueli Alves S. Parra – EE Christino Cabral
¡  Sandra M. Faria Firmino – EE Major Fraga
¡  Maria Lucia Lima– EE Francisco Antunes
¡  Paulo Ribeiro     – EE  Francisco Antunes




























Um comentário: